quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Meu sapato

De volta a Sampa! 
E mais uma vez, a cidade me encanta. Hospedada na Haddock Lobo, tive a oportunidade
de aproximar - me da Paulista. De forma meio tímida, fomos nos explorando... Vi os espigões ávidos pelas alturas. Vi pequenos e belos palacetes espremidos entre eles, mas com árvores que crescem ao seu redor, trazendo um bucólico passado a este presente pulsante que é a Avenida Paulista. Vi muito mais. Impossível enumerar.
Impossível, também, não mencionar a exposição "O Sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste", no Museu Afro Brasil, que permanece até abril. É uma verdadeira imersão na História do nordeste brasileiro. Através das pinturas, fotos, roupas, brinquedos... Viajei com Euclides da Cunha, Suassuna, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e tantos outros. Fomos descobrindo o Arraial de Canudos, Chapada do Araripe e Vale do Caldeirão. Convido a todos a fazerem o mesmo. E se você é nordestino, não pode deixar de ir até lá e ter uma prosa com o Padrinho Padre Cícero.
Para cobrir tantas léguas,
                                
                           Preciso de sapatos confortáveis.
Mas que sejam elegantes.
Meus sapatos me levarão
Por caminhos largos,
Por ruelas estreitas,
Avenidas e alamedas...
Juntos atravessaremos pontes,
Caminharemos pelos parques,
Jardins e praças.       
Meus sapatos...
Juntos olharemos vitrines,
Visitaremos museus,
Invadiremos restaurantes e bares,
Subiremos escadas...
Cruzaremos rios e oceanos.
O guia nos mostrará castelos,
Arquiteturas de época, monumentos...
E, juntos, sei que descobriremos,
                     O par perfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário